terça-feira, 31 de maio de 2011

JOGAR E APRENDER NA INTERNET

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL IRENE LINDA ZIOLE CRIVELLI
ENDEREÇO: RUA PROFESSORA NAHIR RODRIGUES NOGUEIRA Nº
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERÍODO: 3º BIMESTRE
ELABORADOR DA PROPOSTA: DANIEL BERTO

II – JUSTIFICATIVA:
Para que tenhamos uma Educação de qualidade é necessário que a escola proporcione à sua clientela momentos de aprendizagem com o uso dos recursos tecnológicos, visto que vivemos em tempos modernos e isso exige que antes de mais nada busquemos esse aluno para a inclusão digital, através de atividades que favoreça momentos de descontração em um ambiente agradável, neste contexto podemos lançar mãos das TICs, onde através de jogos virtuais podemos atrair a atenção dos educandos.

III – OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos momentos em que possam fazer o uso dos equipamentos tecnológicos existentes na escola, adquirindo o hábito do computador em suas atividades escolares.

ESPECÍFICOS:
·          Desenvolver habilidades cognitivas para o uso do computador;
·          Familiarizar-se com os equipamentos tecnológicos da escola, (internet, computador...);
·          Adquirir hábito de leitura através dos jogos;


IV – METODOLOGIA
Levar os alunos á sala de tecnologia, sentando-os em duplas para cada computador que poderão acessar o site http://jogos360.uol.com.br/ onde encontrarão diversos jogos, o professor orientará para os educativos onde poderão desenvolver a agilidade, percepção, leitura além da descontração nos jogos, como por exemplo: roda a roda http://jogos360.uol.com.br/roda_a_roda.html, descobrir palavras http://jogos360.uol.com.br/descobrir_palavras/ e soletrando http://jogos360.uol.com.br/soletrando.html .


V – RECURSOS:
a) MATERIAIS: Computadores, data show, caixas de som.
b) HUMANOS: alunos, professores,
c) ESPAÇO FÍSICO: STE da Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelli.

VI – AVALIAÇÃO:
Avaliação será realizada no decorrer do projeto de forma qualitativa e quantitativa, levando em consideração a participação efetiva dos alunos.
Também haverá avaliação dos resultados e objetivos alcançados, tanto por parte dos alunos como pelo professor.